O objetivo do encontro foi trabalhar em subgrupos para
planejar as ações que serão realizadas nas escolas até o mês de dezembro, dando
um maior enfoque para o mês de setembro.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 20 de agosto
O segundo encontro com os alunos aprovados no processo de
seleção realizou-se no dia 20 de Agosto, no LAI – Laboratório dos Anos
Iniciais, sala 640 – CECA.
Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 13 de Agosto
Encontro dos Pibidianos da Pedagogia –
dia 13 de Agosto. O primeiro encontro com os alunos aprovados no processo de
seleção realizou-se no dia 13 de Agosto, no LAI – Laboratório dos Anos
Iniciais, sala 640 – CECA.
Foram definidos os autores a serem estudados
para os projetos do segundo semestre de 2012: Fernando Hernández, Montserrat Ventura, Paulo Freire e Hannah
Arendt. Estes autores aliam-se aos já trabalhados no primeiro semestre: Néstor García
Canclini, Ernesta Zamboni, Isabel Barca, Hilary Cooper, Jorn Rüsen.
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Fernando Hernández |
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Hannah Arendt |
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Paulo Freire |
Prossegue o Projeto
“As lentes captam o que o coração sente” (com dois subprojetos: Rua Sergipe
e Calçadão) e o Projeto Recreio.
Novos projetos iniciam-se: Projeto “Outros olhares, outras histórias: os Kaingang e Guarani no
contexto da colonização de Londrina e da atualidade”; Projeto LITMAT, sobre
jogos matemáticos e o Projeto Jornal da
Escola.
HERNÁNDEZ,
Fernando; VENTURA, Montserrat.
A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre:
Artmed, 1998.
ARENDT, Hannah. Crise na educação. In:______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000. p.21-53. Disponível em:
http://www.portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/arendt_crise_na_educacao.pdf
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em:
PROJETO RECREIO
O Projeto Recreio foi elaborado por sugestão
da supervisora Lizandra e tem se mostrado uma experiência importante para o
processo de socialização e aprendizagem dos alunos. Diversos problemas que
ocorriam no horário de intervalo na escola Maria Irene Vicentini Theodoro, como
brigas e atitudes discriminatórias foram analisados pelos alunos que,
progressivamente, estabeleceram metas para mudanças.
As lentes captam o que o coração sente: Rua Sergipe
O ensino e a aprendizagem da
História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta
com a Educação Patrimonial. Com
intuito de fomentar nos alunos a relação entre passado, memória e preservação,
os professores, em seu cotidiano, desenvolvem trabalhos a partir de diferentes
concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico. Neste projeto o foco foi a
Rua Sergipe e o desafio é desenvolver uma abordagem interdisciplinar sobre o
tema.
A partir destes pressupostos
as Pibidianas Angélica Maria de Matos; Heloísa Helena Apa Chaves
Duarte; Kenya Vieira de Souza e Silva e Vanessa Duarte desenvolvem o projeto
nas Escolas Municipais Professor Odésio Franciscon e Maria Irene Theodoro
Vicentini.
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Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães |
Trabalha-se com o conceito
de Aula Oficina (BARCA, COOPER) tendo por referências as teorias de
aprendizagem que valorizam o conhecimento prévio dos alunos,. Ao iniciar o
estudo questionaram os alunos sobre o que seria um Patrimônio Histórico. Com
fonte de pesquisa utilizou-se os materiais produzidos pelo com o apoio do
PROMIC, com destaque para os de autoria do Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães.
E, no desenrolar das
atividades que fizessem a diferenciação da Rua Sergipe das décadas de 1930,
1940, 1950,1960, 1970,1980 com a atual.Munidos de câmeras fotográficas, os alunos foram “captar” imagens da rua
Sergipe para tecer suas memórias sobre o lugar.
História “As aventuras do
Gato Caixeiro em Londrina”, de Leandro Henrique Magalhães e Ana Cláudia Cerini Trevisan , foi utilizada e, outras histórias, agora em quadrinhos foram
elaboradas. Trabalhar com confecção de histórias em quadrinhos é importante
para aprimorar os conceitos de sequência temporal, simultaneidade, ordenação,
causalidade, fundamentais para a compreensão do conceito de tempo histórico.
Cada aluno selecionou cinco fotos para a confecção de um álbum. Falaremos desta
etapa do trabalho depois.
Desse projeto foram
produzidos dois artigos, segue os links para acesso online.
O
DESENVOVIMENTO DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS
DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – CAMPUS UEL
O BELO E O FEIO:
INTERPRETAÇÕES INFANTIS SOBRE A RUA SERGIPE
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
No dia 21 de agosto, a coordenadora do PIBID Pedagogia, Prof. Sandra Regina Ferreira de Oliveira, participou da Mesa Redonda "Memória e Ensino de História", na ANPUH - SC. Em sua fala, destacou como a memória é trabalhada nos projetos do PIBID, principalmente no subprojeto "As lentes captam o que o coração sente".
A abordagem foi adensada com reflexões sobre a importância de desenvolver trabalhos na graduação que possibilitem aos alunos aprofundarem em conceitos estruturantes do pensamento histórico, dentre os quais, a memória. Nesse sentido, socializou com os presentes a investigação sobre as relações entre as cabines telefônicas da cidade e os saberes dos transeuntes do calçadão de Londrina, realizada pelos alunos e alunas das turmas 1000 e 2000 de Pedagogia, no ano de 2011.
O texto com os resultados da pesquisa sobre as cabines telefônicas pode ser acessado em:
Tradição, passado e memória: o saber dos transeuntes do calçadão sobre a história da cidade
(Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Izadora Maleski Serrano Alves, Pamêlla Daiane Oliveira Costa)

Apresentamos os resultados de um trabalho que objetivou levar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em formação a ampliarem o olhar para além da escola para potencializarem as ações com o conhecimento histórico a ser ensinado de forma sistematizada para os alunos na escola. A partir de concepções anunciadas por diferentes autores, dentre os quais Jörn Rüsen e Paulo Freire, elegemos um objeto (cabines telefônicas) e construímos indagações sobre o passado, incitando a curiosidade e a pesquisa em torno de uma situação problema apresentada em sala de aula: que ‘saber’ as pessoas de diferentes idades constroem ao se depararem, cotidianamente, com um ‘objeto’ cuja função é relembrar o passado? O trabalho foi realizado utilizando entrevistas com pessoas que transitavam pelo calçadão da cidade de Londrina, em um sábado pela manhã.
"As lentes captam o que o coração sente"
Ontem terça-feira, 21 de agosto de 2012, a coluna Folha Cidadania do jornal Folha de Londrina, teve destaque pela reportagem à respeito do subprojeto "As lentes captam o que o coração sente", que vem sendo executado na Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro localizada na cidade de Londrina/Pr, pelas estágiarias do PIBID: Angélica Maria de Matos e Heloísa Helena Duarte Bezerra e coordenado pela Profº Sandra Regina Ferreira de Oliveira.
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Entrevista realizada com alguns alunos acerca dos conhecimentos adquiridos sobre os Patrimônios Históricos da cidade de Londrina, tema principal do subprojeto. |
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