quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 20 de agosto

O segundo encontro com os alunos aprovados no processo de seleção realizou-se no dia 20 de Agosto, no LAI – Laboratório dos Anos Iniciais, sala 640 – CECA.
O objetivo do encontro foi trabalhar em subgrupos para planejar as ações que serão realizadas nas escolas até o mês de dezembro, dando um maior enfoque para o mês de setembro.



Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 13 de Agosto

Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 13 de Agosto. O primeiro encontro com os alunos aprovados no processo de seleção realizou-se no dia 13 de Agosto, no LAI – Laboratório dos Anos Iniciais, sala 640 – CECA.
Foram definidos os autores a serem estudados para os projetos do segundo semestre de 2012: Fernando Hernández, Montserrat Ventura, Paulo Freire e Hannah ArendtEstes autores aliam-se aos já trabalhados no primeiro semestre: Néstor García Canclini, Ernesta Zamboni, Isabel Barca, Hilary Cooper, Jorn Rüsen.




Fernando Hernández


Hannah Arendt



Paulo Freire




Prossegue o Projeto “As lentes captam o que o coração sente” (com dois subprojetos: Rua Sergipe e Calçadão) e o  Projeto Recreio.
Novos projetos iniciam-se: Projeto “Outros olhares, outras histórias: os Kaingang e Guarani no contexto da colonização de Londrina e da atualidade”; Projeto LITMAT, sobre jogos matemáticos e o Projeto Jornal da Escola.







Referências


HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat.  A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998. 


ARENDT, Hannah. Crise na educação. In:______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000. p.21-53. Disponível em: 
http://www.portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/arendt_crise_na_educacao.pdf


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em:
http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf

PROJETO RECREIO


O Projeto Recreio foi elaborado por sugestão da supervisora Lizandra e tem se mostrado uma experiência importante para o processo de socialização e aprendizagem dos alunos. Diversos problemas que ocorriam no horário de intervalo na escola Maria Irene Vicentini Theodoro, como brigas e atitudes discriminatórias foram analisados pelos alunos que, progressivamente, estabeleceram metas para mudanças. 


Olhando para as próprias atitudes. Projeção das filmagens para as crianças


No Projeto Recreio os alunos “se olham” por meio e filmagens realizadas durante o intervalo e indicam as mudanças que pretendem atingir como:  brincar mais coletivamente e  esperar a vez de cada um nas brincadeiras. 
Além das propostas dirigidas há o “espaço de não fazer nada”. A meta final do Projeto Recreio é desenvolver a autonomia nos alunos para que convivam sem atitudes violentas e/ou discriminatórias. Os resultados, divulgados em artigos do projeto tem demonstrado que o horário de intervalo funciona como um termômetro na escola e interfere diretamente no processo de ensino e aprendizagem.

Respeitando a vez de brincar do amigo

Artigo produzido:

"QUAL A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ESCOLA E A HORA DO “RECREIO?"

Disponível em: 

As lentes captam o que o coração sente: Rua Sergipe

O ensino e a aprendizagem da História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta com a Educação Patrimonial. Com intuito de fomentar nos alunos a relação entre passado, memória e preservação, os professores, em seu cotidiano, desenvolvem trabalhos a partir de diferentes concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico. Neste projeto o foco foi a Rua Sergipe e o desafio é desenvolver uma abordagem interdisciplinar sobre o tema.
A partir destes pressupostos as Pibidianas Angélica Maria de Matos; Heloísa Helena Apa Chaves Duarte; Kenya Vieira de Souza e Silva e Vanessa Duarte desenvolvem o projeto nas Escolas Municipais Professor Odésio Franciscon e Maria Irene Theodoro Vicentini.





Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães
Trabalha-se com o conceito de Aula Oficina (BARCA, COOPER) tendo por referências as teorias de aprendizagem que valorizam o conhecimento prévio dos alunos,. Ao iniciar o estudo questionaram os alunos sobre o que seria um Patrimônio Histórico. Com fonte de pesquisa utilizou-se os materiais produzidos pelo com o apoio do PROMIC, com destaque para os de autoria do Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães. 
E, no desenrolar das atividades que fizessem a diferenciação da Rua Sergipe das décadas de 1930, 1940, 1950,1960, 1970,1980 com a atual.Munidos de câmeras fotográficas, os alunos foram “captar” imagens da rua Sergipe para tecer suas memórias sobre o lugar. 











História “As aventuras do Gato Caixeiro em Londrina”, de Leandro Henrique Magalhães e Ana Cláudia Cerini Trevisan , foi utilizada e, outras histórias, agora em quadrinhos foram elaboradas. Trabalhar com confecção de histórias em quadrinhos é importante para aprimorar os conceitos de sequência temporal, simultaneidade, ordenação, causalidade, fundamentais para a compreensão do conceito de tempo histórico. Cada aluno selecionou cinco fotos para a confecção de um álbum. Falaremos desta etapa do trabalho depois.



Desse projeto foram produzidos dois artigos, segue os links para acesso online.

O DESENVOVIMENTO DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – CAMPUS UEL

O BELO E O FEIO: INTERPRETAÇÕES INFANTIS SOBRE A RUA SERGIPE

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


No dia 21 de agosto, a coordenadora do PIBID Pedagogia, Prof. Sandra Regina Ferreira de Oliveira, participou da Mesa Redonda "Memória e Ensino de História", na ANPUH - SC. Em sua fala, destacou como  a memória é trabalhada nos projetos do PIBID, principalmente no subprojeto "As lentes captam o que o coração sente".
A abordagem foi adensada com reflexões sobre a importância de desenvolver trabalhos na graduação que possibilitem aos alunos aprofundarem em conceitos estruturantes do pensamento histórico, dentre os quais, a memória. Nesse sentido, socializou com os presentes a investigação sobre as relações entre as cabines telefônicas da cidade e os saberes dos transeuntes do calçadão de Londrina, realizada pelos alunos e alunas das turmas 1000 e 2000 de Pedagogia, no ano de 2011.

O texto com os resultados da pesquisa sobre as cabines telefônicas pode ser acessado em:

Tradição, passado e memória: o saber dos transeuntes do calçadão sobre a história da cidade
(Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Izadora Maleski Serrano Alves, Pamêlla Daiane Oliveira Costa)

Apresentamos os resultados de um trabalho que objetivou levar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em formação a ampliarem o olhar para além da escola para potencializarem as ações com o conhecimento histórico a ser ensinado de forma sistematizada para os alunos na escola. A partir de concepções anunciadas por diferentes autores, dentre os quais Jörn Rüsen e Paulo Freire, elegemos um objeto (cabines telefônicas) e construímos indagações sobre o passado, incitando a curiosidade e a pesquisa em torno de uma situação problema apresentada em sala de aula: que ‘saber’ as pessoas de diferentes idades constroem ao se depararem, cotidianamente, com um ‘objeto’ cuja função é relembrar o passado? O trabalho foi realizado utilizando entrevistas com pessoas que transitavam pelo calçadão da cidade de Londrina, em um sábado pela manhã.

"As lentes captam o que o coração sente"



Ontem terça-feira, 21 de agosto de 2012, a coluna Folha Cidadania do jornal Folha de Londrina, teve destaque pela reportagem à respeito do subprojeto "As lentes captam o que o coração sente",  que vem sendo executado na Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro localizada na cidade de Londrina/Pr,  pelas estágiarias do PIBID: Angélica Maria de Matos e Heloísa Helena Duarte Bezerra e coordenado pela Profº Sandra Regina Ferreira de Oliveira.


Entrevista realizada com alguns  alunos acerca dos conhecimentos adquiridos sobre os Patrimônios Históricos da cidade de Londrina, tema principal do subprojeto.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Todas as atividades do PIBID que  não foram registradas no blog, serão disponibilizadas nos próximos dias.

Aguardem as novidades!!!