quarta-feira, 22 de agosto de 2012


No dia 21 de agosto, a coordenadora do PIBID Pedagogia, Prof. Sandra Regina Ferreira de Oliveira, participou da Mesa Redonda "Memória e Ensino de História", na ANPUH - SC. Em sua fala, destacou como  a memória é trabalhada nos projetos do PIBID, principalmente no subprojeto "As lentes captam o que o coração sente".
A abordagem foi adensada com reflexões sobre a importância de desenvolver trabalhos na graduação que possibilitem aos alunos aprofundarem em conceitos estruturantes do pensamento histórico, dentre os quais, a memória. Nesse sentido, socializou com os presentes a investigação sobre as relações entre as cabines telefônicas da cidade e os saberes dos transeuntes do calçadão de Londrina, realizada pelos alunos e alunas das turmas 1000 e 2000 de Pedagogia, no ano de 2011.

O texto com os resultados da pesquisa sobre as cabines telefônicas pode ser acessado em:

Tradição, passado e memória: o saber dos transeuntes do calçadão sobre a história da cidade
(Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Izadora Maleski Serrano Alves, Pamêlla Daiane Oliveira Costa)

Apresentamos os resultados de um trabalho que objetivou levar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em formação a ampliarem o olhar para além da escola para potencializarem as ações com o conhecimento histórico a ser ensinado de forma sistematizada para os alunos na escola. A partir de concepções anunciadas por diferentes autores, dentre os quais Jörn Rüsen e Paulo Freire, elegemos um objeto (cabines telefônicas) e construímos indagações sobre o passado, incitando a curiosidade e a pesquisa em torno de uma situação problema apresentada em sala de aula: que ‘saber’ as pessoas de diferentes idades constroem ao se depararem, cotidianamente, com um ‘objeto’ cuja função é relembrar o passado? O trabalho foi realizado utilizando entrevistas com pessoas que transitavam pelo calçadão da cidade de Londrina, em um sábado pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário