TEMÁTICA 1 - AS LENTES CAPTAM O QUE O CORAÇÃO SENTE: CALÇADÃO DE LONDRINA
Neste
projeto trabalhamos com história local abordada a partir do estudo de fontes. O
tema central é patrimônio histórico e o recorte recai no estudo sobre as
permanências e transformações no calçadão de Londrina.
TEMÁTICA 2 - AS LENTES CAPTAM O QUE O CORAÇÃO SENTE PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA CIDADE DE LONDRINA: RUA SERGIPE
O
projeto “As lentes captam o que o coração sente: permanências e transformações
no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina” busca favorecer a ampliação
e elaboração dos conhecimentos sobre o conceito de patrimônio histórico, tendo
como foco a Rua Sergipe, devido a significância que a mesma tem na história da
cidade de Londrina.
TEMÁTICA 3 - OUTROS OLHARES, OUTRAS HISTÓRIAS: OS KAINGANG E GUARANI NO CONTEXTO DA COLONIZAÇÃO E DA ATUALIDADE
Neste
projeto trabalha-se com a temática diversidade cultural. O foco recai nas
“Sociedades Indígenas” com recorte para os Kaingang e Guarani. Por meio de
troca de correspondências, entrevistas e visitas, os alunos das 4ª séries das
Escolas Municipais de Londrina Maria Irene Vicentini, Corveta Camaquã, Odésio
Franciscon, San Izidro e alunos do Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej, situada
em São Jerônimo da Serra, vivenciam um processo de construção de conhecimentos
por meio de troca cultural. Trata-se de uma abordagem interdisciplinar
envolvendo as áreas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, e
Artes.
TEMÁTICA 4 - LITEMÁTICA: RESOLVER PROBLEMAS NÃO É PROBLEMA
O
Projeto Litemática objetiva trabalhar com resolução de problemas e literatura
por meio da construção de histórias envolvendo conteúdos matemáticos com alunos
da 4ª série do ensino fundamental. Organizar o trabalho em Matemática de modo a
garantir a aproximação dessa área do conhecimento e da língua materna, além de
ser uma proposta interdisciplinar, favorece a valorização de diferentes
habilidades que compõem a realidade complexa de qualquer sala de aula. (SMOLE
& DINIZ, 2001, p. 29).
TEMÁTICA 5 - JORNAL NA ESCOLA
O
objetivo do jornal escolar é criar um espaço para que os alunos possam
expressar suas ideias e também estimular a leitura e a escrita. Segundo Freinet
(1967), o jornal contribui para estimular a criança a escrever não só para si,
mas também para os outros. Semanalmente, coletamos as reportagens nas escolas.
Ao longo das visitas recebemos textos e
produções artísticas dos alunos, como: receita, desenhos, bilhetes, entrevistas, charges, piadas,
classificados, poemas e notícias de diversos temas, dentre eles : cotidiano da
escola, saúde, política, meio ambiente, esporte e cultura.
TEMÁTICA 6 - PROJETO RECREIO
O
horário de intervalo pode ser considerado um termômetro para medir a
sociabilidade no ambiente escolar. As ações que estamos desenvolvendo no
Projeto Recreio tem o intuito de desafiar os alunos para viverem e agirem
mantendo a autonomia e o respeito na relação com o outro. Nossa proposta
baseia-se em proporcionar um recreio criativo que envolva a socialização,
cultivando relacionamentos e aprendendo mais sobre relações em grupo.
Tais temáticas foram selecionadas por possibilitarem um trabalho
de forma articulada entre os conhecimentos científicos (conteúdos), a
construção de uma lógica para poder agir socialmente considerando esses novos
conhecimentos (procedimentos) e a manutenção ou mudança de valores, concepções,
atitudes a partir dos conhecimentos adquiridos.