Temáticas


TEMÁTICA 1 - AS LENTES CAPTAM O QUE O CORAÇÃO SENTE: CALÇADÃO DE LONDRINA



Neste projeto trabalhamos com história local abordada a partir do estudo de fontes. O tema central é patrimônio histórico e o recorte recai no estudo sobre as permanências e transformações no calçadão de Londrina.


TEMÁTICA 2 - AS LENTES CAPTAM O QUE O CORAÇÃO SENTE PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA CIDADE DE LONDRINA: RUA SERGIPE


O projeto “As lentes captam o que o coração sente: permanências e transformações no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina” busca favorecer a ampliação e elaboração dos conhecimentos sobre o conceito de patrimônio histórico, tendo como foco a Rua Sergipe, devido a significância que a mesma tem na história da cidade de Londrina.

TEMÁTICA 3 - OUTROS OLHARES, OUTRAS HISTÓRIAS: OS KAINGANG E GUARANI NO CONTEXTO DA COLONIZAÇÃO E DA ATUALIDADE




Neste projeto trabalha-se com a temática diversidade cultural. O foco recai nas “Sociedades Indígenas” com recorte para os Kaingang e Guarani. Por meio de troca de correspondências, entrevistas e visitas, os alunos das 4ª séries das Escolas Municipais de Londrina Maria Irene Vicentini, Corveta Camaquã, Odésio Franciscon, San Izidro e alunos do Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej, situada em São Jerônimo da Serra, vivenciam um processo de construção de conhecimentos por meio de troca cultural. Trata-se de uma abordagem interdisciplinar envolvendo as áreas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, e Artes. 

TEMÁTICA 4 - LITEMÁTICA: RESOLVER PROBLEMAS NÃO É PROBLEMA


O Projeto Litemática objetiva trabalhar com resolução de problemas e literatura por meio da construção de histórias envolvendo conteúdos matemáticos com alunos da 4ª série do ensino fundamental. Organizar o trabalho em Matemática de modo a garantir a aproximação dessa área do conhecimento e da língua materna, além de ser uma proposta interdisciplinar, favorece a valorização de diferentes habilidades que compõem a realidade complexa de qualquer sala de aula. (SMOLE & DINIZ, 2001, p. 29).

TEMÁTICA 5 - JORNAL NA ESCOLA

O objetivo do jornal escolar é criar um espaço para que os alunos possam expressar suas ideias e também estimular a leitura e a escrita. Segundo Freinet (1967), o jornal contribui para estimular a criança a escrever não só para si, mas também para os outros. Semanalmente, coletamos as reportagens nas escolas. Ao longo das visitas recebemos textos  e produções artísticas dos alunos, como: receita, desenhos,  bilhetes, entrevistas, charges, piadas, classificados, poemas e notícias de diversos temas, dentre eles : cotidiano da escola, saúde, política, meio ambiente, esporte e  cultura.


TEMÁTICA 6 - PROJETO RECREIO

O horário de intervalo pode ser considerado um termômetro para medir a sociabilidade no ambiente escolar. As ações que estamos desenvolvendo no Projeto Recreio tem o intuito de desafiar os alunos para viverem e agirem mantendo a autonomia e o respeito na relação com o outro. Nossa proposta baseia-se em proporcionar um recreio criativo que envolva a socialização, cultivando relacionamentos e aprendendo mais sobre relações em grupo.



Tais temáticas foram selecionadas por possibilitarem um trabalho de forma articulada entre os conhecimentos científicos (conteúdos), a construção de uma lógica para poder agir socialmente considerando esses novos conhecimentos (procedimentos) e a manutenção ou mudança de valores, concepções, atitudes a partir dos conhecimentos adquiridos.