O BELO E O FEIO: INTERPRETAÇÕES INFANTIS SOBRE A RUA SERGIPE
Angélica Maria de Matos
Érica Mieko Motomura
Heloisa Helena Apª Chaves Duarte
Este artigo tem como finalidade socializar a experiência desenvolvida por três pedagogas, bolsistas do PIBID/UEL (o Programa conta com o apoio financeiro da CAPES) imersas na tentativa de compreender as peculiaridades de ensinar História para crianças. O/A docente dos Anos Iniciais é responsável por articular as diversas áreas do conhecimento escolar tornando a aprendizagem mais significativa para o aluno. Assim sendo, buscamos desenvolver uma proposta interdisciplinar com alunos da 4ª série de uma escola municipal da cidade de Londrina tendo por centro o estudo da Rua Sergipe, rua importante na constituição e na memória da cidade. Trata-se de uma rua de comércio popular com prédios das décadas de 1950 – 60 datação esta significativa para uma cidade com 78 anos. Utilizamos o material produzido por pesquisadores envolvidos no Projeto Educação Patrimonial IV – Memórias de Rua, financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC. Dividimos este texto em duas partes: abordagem teórica sobre a formação do pedagogo e sua relação com a disciplina de História e apresentação das experiências desenvolvidas junto aos alunos, situação na qual buscamos entender as lacunas evidenciadas em nosso processo de formação.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ESCOLA E A HORA DO “RECREIO”?
Diva Riciolina Machado
Lissandra Marques Martins Romagnolli
Quitéria Aparecida Batista
Silvana Muniz Guedes
Thamiris Bettiol Tonholo
Qual a relação entre ensinar e aprender
História na escola e a hora do “recreio”? Esse foi o desafio que tivemos
que enfrentar no PIBID/UEL Pedagogia (o Programa conta com o apoio
financeiro da CAPES). A proposta inicial objetivava trabalhar com Patrimônio Histórico,
mas o cotidiano da escola era marcado por problemas vivenciados no horário
do intervalo que invadiam a sala de aula comprometendo as relações de
ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Ao buscarmos
pesquisas que tivessem esse tempo/espaço como objeto de estudo
compreendemos que o mesmo apresenta uma síntese do universo cultural na
qual estão inseridos alunos, professores, funcionários... Enfim, a escola.
Portanto, espaço de conhecer mais aos outros e a si mesmo, o que nos
remete aos objetivos da História para os Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. O horário de intervalo pode ser considerado um termômetro
para medir a sociabilidade no ambiente escolar. Assim sendo, esse
artigo compõem-se por uma síntese de pesquisas sobre o horário de
intervalo; sobre a importância da socialização no processo de ensino e
aprendizagem (não só da História, mas nas demais áreas de conhecimento) e,
por fim, sobre as ações que estamos desenvolvendo no intuito de contribuir
para desafiar a imaginação dos alunos para viverem e agirem mantendo
a autonomia e o respeito na relação com o outro.
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ALAVANCAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Kenya Vieira de Souza e Silva
Vanessa Duarte
Sirlei Borrasca de Brito
Carolina Rodrigues de Carvalho
O ensino de história nos anos iniciais do Ensino
Fundamental consiste em uma etapa importante, pois, é por meio deste processo,
que os sujeitos farão reflexões a respeito da própria história e do meio em que
vivem. Neste contexto, o trabalho com Patrimônio Histórico, dentro desse nível
de escolaridade, é bastante significativo. O docente que atua com este
nível difere-se dos demais por trabalhar com diversas áreas do conhecimento, o
que se constitui como algo positivo devido as possibilidades de desenvolvimento
de um trabalho interdisciplinar junto aos educandos. Intentamos no
presente texto apresentar algumas práticas desenvolvidas com a 4ª série em uma
escola municipal na cidade de Londrina. As ações são mediadas pelo projeto “As
lentes captam o que o coração sente”, cujo foco é o estudo das permanências e
transformações dos Patrimônios Históricos da cidade de Londrina, retratados por
meio de imagens fotográficas realizadas pelos alunos. Trata-se de um trabalho
em andamento. Propomos reflexões a respeito da Educação Patrimonial como
metodologia mediadora na formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade.
Compreendendo que, ao conhecer o processo histórico, os sujeitos envolvidos
neste processo podem estabelecer relações diretas com a realidade social e
proporem transformações em diferentes âmbitos. O presente artigo conta com
o apoio do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de
Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina e é financiado pela CAPES.
AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Silvana Muniz Guedes
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
O presente artigo é resultante das ações do projeto
A lente capta o que o coração sente: permanências e transformações no
patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, parte integrante do
PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e aborda as principais
transformações em um lugar específico da cidade de Londrina: o calçadão.
Entende-se que o estudo desse, a partir de análise de fontes, é temática
significativa para o ensino de História no Ensino Fundamental. Para tessitura
das análises aqui apresentadas utilizou-se fontes orais, escritas e imagéticas
como relatos de jornais, além de pesquisas bibliográficas. Traçando uma linha
do tempo sobre os impactos sociais causados em cada transformação do calçadão,
o objetivo é realizar reflexões e elaborar material didático a partir do
resgate histórico sobre o lugar em questão tendo por linha narrativa as
reformas realizadas no espaço em questão. No ano de 2011, durante a retirada do
piso, uma parte do passado esquecida por alguns e não vista por outros se
tornou presente: os desenhos de ramos de café que enfeitavam a praça Gabriel
Martins na década de 1970. Trata-se de um trabalho em andamento. Nesse artigo
apresentamos os resultados das pesquisas bibliográficas assim como de
entrevistas realizadas. Relatamos de forma breve as ações a serem realizadas e
que culminarão com a produção de material didático a ser disponibilizado para
as escolas (fase posterior do projeto). O desenvolvimento desse trabalho conta
com o apoio financeiro da CAPES.
DATAS COMEMORATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: ENTRE A TRADIÇÃO CURRICULAR E A NECESSIDADE DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Thamiris Bettiol Tonholo
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
A opção por trabalhar com datas
comemorativas insere-se no leque de opções que a escola tem ao organizar os
conteúdos a serem trabalhados. É notório que a ideia de “datas comemorativas”
volta-se, em sua maioria, para atender ao mercado consumidor. No capitalismo
faz-se necessário vender e, em última instância, essas datas alavancam o comércio.
O que ocorre nas escolas, principalmente, quanto ao ensino de História para
crianças, quando tais datas transformam-se em conteúdo a ser ensinado?
Aliando-nos ao postulado por autores como Charlot, Hobsbawm, Bittencourt,
Zamboni e Oliveira iniciamos uma investigação sobre o trabalho com as datas
comemorativas nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse texto, a ênfase é
sobre os dias dos pais e, respeitando a opção da escola em manter trabalho com
tais conteúdos, foram realizadas discussões sobre porque trabalhar com tal
data; as possibilidades de se trabalhar as datas comemorativas de forma
significativa; os conteúdos a serem envolvidos e o processo de avaliação.
Apresentamos neste texto as conclusões dos professores a respeito. Esse artigo
é parte das ações do Projeto PIBID – Pedagogia da UEL e conta com o apoio da
CAPES.
“Consciência
Histórica e as novas tecnologias da informação e comunicação” - Realizadas
de 18 a 21 de Julho de 2012, Universidade Federal do Paraná – Laboratório
de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH)
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ALAVANCAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Kenya Vieira de Souza e Silva
Vanessa Duarte
Sirlei Borrasca de Brito
Carolina Rodrigues de Carvalho
O ensino e a aprendizagem da História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta com a Educação Patrimonial. Os professores, em seu cotidiano, desenvolvem diversos trabalhos a partir de diferentes concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico, com intuito de fomentar nos alunos a relação com o passado, com a memória e com a ideia de preservação. Utilizando os materiais produzidos no Projeto Educação Patrimonial (2005 – 2011), vinculado ao Projeto PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, analisamos o processo de aprendizagem dos alunos de uma escola municipal na cidade de Londrina, e intentamos apresentar possibilidades de um trabalho interdisciplinar envolvendo as demais áreas do conhecimento. Esse texto está dividido em três partes: na primeira apresentamos os referenciais teóricos que balizam nosso conceito de Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial. Na segunda discorremos sobre o que significa ensinar e aprender História considerado o Patrimônio Histórico da cidade como fonte para investigação e na terceira apresentamos o trabalho desenvolvido na escola analisando-o na perspectiva de mapear as potencialidades apresentadas quanto à construção de conhecimento por parte de alunos e professores. O desenvolvimento desse trabalho inclui-se nas ações do PIBID/UEL/Pedagogia e conta com o apoio financeiro da CAPES.
AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA:
ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Silvana Muniz Guedes
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
O presente artigo e resultante das ações do projeto A lente capta o que o coração sente: permanências e transformações no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, parte integrante do PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e aborda as principais transformações em um lugar especifico da cidade de Londrina: o calçadão. Entende-se que o estudo desse, a partir de analise de fontes, e temática significativa para o ensino de Historia no Ensino Fundamental. Para tessitura das analises aqui apresentadas utilizou-se fontes orais, escritas e imagéticas como relatos de jornais, além de pesquisas bibliográficas. Traçando uma linha do tempo sobre os impactos sociais causados em cada transformação do calcadão, o objetivo e realizar reflexões e elaborar material didático a partir do resgate histórico sobre o lugar em questão tendo por linha narrativa as reformas realizadas no espaço em questão. No ano de 2011, durante a retirada do piso, uma parte do passado esquecida por alguns e não vista por outros se tornou presente: os desenhos de ramos de café que enfeitavam a praça Gabriel Martins na década de 1970. Trata-se de um trabalho em andamento. Nesse artigo apresentamos os resultados das pesquisas bibliográficas assim como de entrevistas realizadas. Relatamos de forma breve as ações a serem realizadas e que culminarão com a produção de material didático a ser disponibilizado para as escolas (fase posterior do projeto). O desenvolvimento desse trabalho conta com o apoio financeiro da CAPES.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ESCOLA E A HORA DO “RECREIO”?
Diva Riciolina Machado
Lissandra Marques Martins Romagnolli
Quitéria Aparecida Batista
Silvana Muniz Guedes
Thamiris Bettiol Tonholo
Qual a relação entre ensinar e aprender
História na escola e a hora do “recreio”? Esse foi o desafio que tivemos
que enfrentar no PIBID/UEL Pedagogia (o Programa conta com o apoio
financeiro da CAPES). A proposta inicial objetivava trabalhar com Patrimônio Histórico,
mas o cotidiano da escola era marcado por problemas vivenciados no horário
do intervalo que invadiam a sala de aula comprometendo as relações de
ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Ao buscarmos
pesquisas que tivessem esse tempo/espaço como objeto de estudo
compreendemos que o mesmo apresenta uma síntese do universo cultural na
qual estão inseridos alunos, professores, funcionários... Enfim, a escola.
Portanto, espaço de conhecer mais aos outros e a si mesmo, o que nos
remete aos objetivos da História para os Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. O horário de intervalo pode ser considerado um termômetro
para medir a sociabilidade no ambiente escolar. Assim sendo, esse
artigo compõem-se por uma síntese de pesquisas sobre o horário de
intervalo; sobre a importância da socialização no processo de ensino e
aprendizagem (não só da História, mas nas demais áreas de conhecimento) e,
por fim, sobre as ações que estamos desenvolvendo no intuito de contribuir
para desafiar a imaginação dos alunos para viverem e agirem mantendo
a autonomia e o respeito na relação com o outro.
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ALAVANCAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Kenya Vieira de Souza e Silva
Vanessa Duarte
Sirlei Borrasca de Brito
Carolina Rodrigues de Carvalho
O ensino de história nos anos iniciais do Ensino
Fundamental consiste em uma etapa importante, pois, é por meio deste processo,
que os sujeitos farão reflexões a respeito da própria história e do meio em que
vivem. Neste contexto, o trabalho com Patrimônio Histórico, dentro desse nível
de escolaridade, é bastante significativo. O docente que atua com este
nível difere-se dos demais por trabalhar com diversas áreas do conhecimento, o
que se constitui como algo positivo devido as possibilidades de desenvolvimento
de um trabalho interdisciplinar junto aos educandos. Intentamos no
presente texto apresentar algumas práticas desenvolvidas com a 4ª série em uma
escola municipal na cidade de Londrina. As ações são mediadas pelo projeto “As
lentes captam o que o coração sente”, cujo foco é o estudo das permanências e
transformações dos Patrimônios Históricos da cidade de Londrina, retratados por
meio de imagens fotográficas realizadas pelos alunos. Trata-se de um trabalho
em andamento. Propomos reflexões a respeito da Educação Patrimonial como
metodologia mediadora na formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade.
Compreendendo que, ao conhecer o processo histórico, os sujeitos envolvidos
neste processo podem estabelecer relações diretas com a realidade social e
proporem transformações em diferentes âmbitos. O presente artigo conta com
o apoio do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de
Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina e é financiado pela CAPES.
AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Silvana Muniz Guedes
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
O presente artigo é resultante das ações do projeto
A lente capta o que o coração sente: permanências e transformações no
patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, parte integrante do
PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e aborda as principais
transformações em um lugar específico da cidade de Londrina: o calçadão.
Entende-se que o estudo desse, a partir de análise de fontes, é temática
significativa para o ensino de História no Ensino Fundamental. Para tessitura
das análises aqui apresentadas utilizou-se fontes orais, escritas e imagéticas
como relatos de jornais, além de pesquisas bibliográficas. Traçando uma linha
do tempo sobre os impactos sociais causados em cada transformação do calçadão,
o objetivo é realizar reflexões e elaborar material didático a partir do
resgate histórico sobre o lugar em questão tendo por linha narrativa as
reformas realizadas no espaço em questão. No ano de 2011, durante a retirada do
piso, uma parte do passado esquecida por alguns e não vista por outros se
tornou presente: os desenhos de ramos de café que enfeitavam a praça Gabriel
Martins na década de 1970. Trata-se de um trabalho em andamento. Nesse artigo
apresentamos os resultados das pesquisas bibliográficas assim como de
entrevistas realizadas. Relatamos de forma breve as ações a serem realizadas e
que culminarão com a produção de material didático a ser disponibilizado para
as escolas (fase posterior do projeto). O desenvolvimento desse trabalho conta
com o apoio financeiro da CAPES.
DATAS COMEMORATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: ENTRE A TRADIÇÃO CURRICULAR E A NECESSIDADE DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Thamiris Bettiol Tonholo
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
A opção por trabalhar com datas
comemorativas insere-se no leque de opções que a escola tem ao organizar os
conteúdos a serem trabalhados. É notório que a ideia de “datas comemorativas”
volta-se, em sua maioria, para atender ao mercado consumidor. No capitalismo
faz-se necessário vender e, em última instância, essas datas alavancam o comércio.
O que ocorre nas escolas, principalmente, quanto ao ensino de História para
crianças, quando tais datas transformam-se em conteúdo a ser ensinado?
Aliando-nos ao postulado por autores como Charlot, Hobsbawm, Bittencourt,
Zamboni e Oliveira iniciamos uma investigação sobre o trabalho com as datas
comemorativas nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse texto, a ênfase é
sobre os dias dos pais e, respeitando a opção da escola em manter trabalho com
tais conteúdos, foram realizadas discussões sobre porque trabalhar com tal
data; as possibilidades de se trabalhar as datas comemorativas de forma
significativa; os conteúdos a serem envolvidos e o processo de avaliação.
Apresentamos neste texto as conclusões dos professores a respeito. Esse artigo
é parte das ações do Projeto PIBID – Pedagogia da UEL e conta com o apoio da
CAPES.
“Consciência
Histórica e as novas tecnologias da informação e comunicação” - Realizadas
de 18 a 21 de Julho de 2012, Universidade Federal do Paraná – Laboratório
de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH)
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ALAVANCAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Kenya Vieira de Souza e Silva
Vanessa Duarte
Sirlei Borrasca de Brito
Carolina Rodrigues de Carvalho
O ensino e a aprendizagem da História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta com a Educação Patrimonial. Os professores, em seu cotidiano, desenvolvem diversos trabalhos a partir de diferentes concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico, com intuito de fomentar nos alunos a relação com o passado, com a memória e com a ideia de preservação. Utilizando os materiais produzidos no Projeto Educação Patrimonial (2005 – 2011), vinculado ao Projeto PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, analisamos o processo de aprendizagem dos alunos de uma escola municipal na cidade de Londrina, e intentamos apresentar possibilidades de um trabalho interdisciplinar envolvendo as demais áreas do conhecimento. Esse texto está dividido em três partes: na primeira apresentamos os referenciais teóricos que balizam nosso conceito de Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial. Na segunda discorremos sobre o que significa ensinar e aprender História considerado o Patrimônio Histórico da cidade como fonte para investigação e na terceira apresentamos o trabalho desenvolvido na escola analisando-o na perspectiva de mapear as potencialidades apresentadas quanto à construção de conhecimento por parte de alunos e professores. O desenvolvimento desse trabalho inclui-se nas ações do PIBID/UEL/Pedagogia e conta com o apoio financeiro da CAPES.
AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA:
ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Silvana Muniz Guedes
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
O presente artigo e resultante das ações do projeto A lente capta o que o coração sente: permanências e transformações no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, parte integrante do PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e aborda as principais transformações em um lugar especifico da cidade de Londrina: o calçadão. Entende-se que o estudo desse, a partir de analise de fontes, e temática significativa para o ensino de Historia no Ensino Fundamental. Para tessitura das analises aqui apresentadas utilizou-se fontes orais, escritas e imagéticas como relatos de jornais, além de pesquisas bibliográficas. Traçando uma linha do tempo sobre os impactos sociais causados em cada transformação do calcadão, o objetivo e realizar reflexões e elaborar material didático a partir do resgate histórico sobre o lugar em questão tendo por linha narrativa as reformas realizadas no espaço em questão. No ano de 2011, durante a retirada do piso, uma parte do passado esquecida por alguns e não vista por outros se tornou presente: os desenhos de ramos de café que enfeitavam a praça Gabriel Martins na década de 1970. Trata-se de um trabalho em andamento. Nesse artigo apresentamos os resultados das pesquisas bibliográficas assim como de entrevistas realizadas. Relatamos de forma breve as ações a serem realizadas e que culminarão com a produção de material didático a ser disponibilizado para as escolas (fase posterior do projeto). O desenvolvimento desse trabalho conta com o apoio financeiro da CAPES.
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ALAVANCAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Kenya Vieira de Souza e Silva
Vanessa Duarte
Sirlei Borrasca de Brito
Carolina Rodrigues de Carvalho
O ensino e a aprendizagem da História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta com a Educação Patrimonial. Os professores, em seu cotidiano, desenvolvem diversos trabalhos a partir de diferentes concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico, com intuito de fomentar nos alunos a relação com o passado, com a memória e com a ideia de preservação. Utilizando os materiais produzidos no Projeto Educação Patrimonial (2005 – 2011), vinculado ao Projeto PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, analisamos o processo de aprendizagem dos alunos de uma escola municipal na cidade de Londrina, e intentamos apresentar possibilidades de um trabalho interdisciplinar envolvendo as demais áreas do conhecimento. Esse texto está dividido em três partes: na primeira apresentamos os referenciais teóricos que balizam nosso conceito de Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial. Na segunda discorremos sobre o que significa ensinar e aprender História considerado o Patrimônio Histórico da cidade como fonte para investigação e na terceira apresentamos o trabalho desenvolvido na escola analisando-o na perspectiva de mapear as potencialidades apresentadas quanto à construção de conhecimento por parte de alunos e professores. O desenvolvimento desse trabalho inclui-se nas ações do PIBID/UEL/Pedagogia e conta com o apoio financeiro da CAPES.
AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA:
ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Silvana Muniz Guedes
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
O presente artigo e resultante das ações do projeto A lente capta o que o coração sente: permanências e transformações no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, parte integrante do PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e aborda as principais transformações em um lugar especifico da cidade de Londrina: o calçadão. Entende-se que o estudo desse, a partir de analise de fontes, e temática significativa para o ensino de Historia no Ensino Fundamental. Para tessitura das analises aqui apresentadas utilizou-se fontes orais, escritas e imagéticas como relatos de jornais, além de pesquisas bibliográficas. Traçando uma linha do tempo sobre os impactos sociais causados em cada transformação do calcadão, o objetivo e realizar reflexões e elaborar material didático a partir do resgate histórico sobre o lugar em questão tendo por linha narrativa as reformas realizadas no espaço em questão. No ano de 2011, durante a retirada do piso, uma parte do passado esquecida por alguns e não vista por outros se tornou presente: os desenhos de ramos de café que enfeitavam a praça Gabriel Martins na década de 1970. Trata-se de um trabalho em andamento. Nesse artigo apresentamos os resultados das pesquisas bibliográficas assim como de entrevistas realizadas. Relatamos de forma breve as ações a serem realizadas e que culminarão com a produção de material didático a ser disponibilizado para as escolas (fase posterior do projeto). O desenvolvimento desse trabalho conta com o apoio financeiro da CAPES.
AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA:
ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Silvana Muniz Guedes
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
O presente artigo e resultante das ações do projeto A lente capta o que o coração sente: permanências e transformações no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, parte integrante do PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e aborda as principais transformações em um lugar especifico da cidade de Londrina: o calçadão. Entende-se que o estudo desse, a partir de analise de fontes, e temática significativa para o ensino de Historia no Ensino Fundamental. Para tessitura das analises aqui apresentadas utilizou-se fontes orais, escritas e imagéticas como relatos de jornais, além de pesquisas bibliográficas. Traçando uma linha do tempo sobre os impactos sociais causados em cada transformação do calcadão, o objetivo e realizar reflexões e elaborar material didático a partir do resgate histórico sobre o lugar em questão tendo por linha narrativa as reformas realizadas no espaço em questão. No ano de 2011, durante a retirada do piso, uma parte do passado esquecida por alguns e não vista por outros se tornou presente: os desenhos de ramos de café que enfeitavam a praça Gabriel Martins na década de 1970. Trata-se de um trabalho em andamento. Nesse artigo apresentamos os resultados das pesquisas bibliográficas assim como de entrevistas realizadas. Relatamos de forma breve as ações a serem realizadas e que culminarão com a produção de material didático a ser disponibilizado para as escolas (fase posterior do projeto). O desenvolvimento desse trabalho conta com o apoio financeiro da CAPES.
Muito legal o desenvolvimento dos trabalhos no blog! Parabéns!
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