quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As lentes captam o que o coração sente: Rua Sergipe

O ensino e a aprendizagem da História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta com a Educação Patrimonial. Com intuito de fomentar nos alunos a relação entre passado, memória e preservação, os professores, em seu cotidiano, desenvolvem trabalhos a partir de diferentes concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico. Neste projeto o foco foi a Rua Sergipe e o desafio é desenvolver uma abordagem interdisciplinar sobre o tema.
A partir destes pressupostos as Pibidianas Angélica Maria de Matos; Heloísa Helena Apa Chaves Duarte; Kenya Vieira de Souza e Silva e Vanessa Duarte desenvolvem o projeto nas Escolas Municipais Professor Odésio Franciscon e Maria Irene Theodoro Vicentini.





Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães
Trabalha-se com o conceito de Aula Oficina (BARCA, COOPER) tendo por referências as teorias de aprendizagem que valorizam o conhecimento prévio dos alunos,. Ao iniciar o estudo questionaram os alunos sobre o que seria um Patrimônio Histórico. Com fonte de pesquisa utilizou-se os materiais produzidos pelo com o apoio do PROMIC, com destaque para os de autoria do Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães. 
E, no desenrolar das atividades que fizessem a diferenciação da Rua Sergipe das décadas de 1930, 1940, 1950,1960, 1970,1980 com a atual.Munidos de câmeras fotográficas, os alunos foram “captar” imagens da rua Sergipe para tecer suas memórias sobre o lugar. 











História “As aventuras do Gato Caixeiro em Londrina”, de Leandro Henrique Magalhães e Ana Cláudia Cerini Trevisan , foi utilizada e, outras histórias, agora em quadrinhos foram elaboradas. Trabalhar com confecção de histórias em quadrinhos é importante para aprimorar os conceitos de sequência temporal, simultaneidade, ordenação, causalidade, fundamentais para a compreensão do conceito de tempo histórico. Cada aluno selecionou cinco fotos para a confecção de um álbum. Falaremos desta etapa do trabalho depois.



Desse projeto foram produzidos dois artigos, segue os links para acesso online.

O DESENVOVIMENTO DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – CAMPUS UEL

O BELO E O FEIO: INTERPRETAÇÕES INFANTIS SOBRE A RUA SERGIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário