A partir destes pressupostos
as Pibidianas Angélica Maria de Matos; Heloísa Helena Apa Chaves
Duarte; Kenya Vieira de Souza e Silva e Vanessa Duarte desenvolvem o projeto
nas Escolas Municipais Professor Odésio Franciscon e Maria Irene Theodoro
Vicentini.
Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães |
Trabalha-se com o conceito
de Aula Oficina (BARCA, COOPER) tendo por referências as teorias de
aprendizagem que valorizam o conhecimento prévio dos alunos,. Ao iniciar o
estudo questionaram os alunos sobre o que seria um Patrimônio Histórico. Com
fonte de pesquisa utilizou-se os materiais produzidos pelo com o apoio do
PROMIC, com destaque para os de autoria do Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães.
E, no desenrolar das
atividades que fizessem a diferenciação da Rua Sergipe das décadas de 1930,
1940, 1950,1960, 1970,1980 com a atual.Munidos de câmeras fotográficas, os alunos foram “captar” imagens da rua
Sergipe para tecer suas memórias sobre o lugar.
História “As aventuras do
Gato Caixeiro em Londrina”, de Leandro Henrique Magalhães e Ana Cláudia Cerini Trevisan , foi utilizada e, outras histórias, agora em quadrinhos foram
elaboradas. Trabalhar com confecção de histórias em quadrinhos é importante
para aprimorar os conceitos de sequência temporal, simultaneidade, ordenação,
causalidade, fundamentais para a compreensão do conceito de tempo histórico.
Cada aluno selecionou cinco fotos para a confecção de um álbum. Falaremos desta
etapa do trabalho depois.
Desse projeto foram
produzidos dois artigos, segue os links para acesso online.
O
DESENVOVIMENTO DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS
DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – CAMPUS UEL
O BELO E O FEIO:
INTERPRETAÇÕES INFANTIS SOBRE A RUA SERGIPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário