O Projeto Recreio foi elaborado por sugestão
da supervisora Lizandra e tem se mostrado uma experiência importante para o
processo de socialização e aprendizagem dos alunos. Diversos problemas que
ocorriam no horário de intervalo na escola Maria Irene Vicentini Theodoro, como
brigas e atitudes discriminatórias foram analisados pelos alunos que,
progressivamente, estabeleceram metas para mudanças.
|
Olhando para as próprias atitudes. Projeção das filmagens para as crianças
No Projeto Recreio os alunos “se olham” por
meio e filmagens realizadas durante o intervalo e indicam as mudanças que
pretendem atingir como: brincar mais
coletivamente e esperar a vez de cada um
nas brincadeiras.
Além das propostas dirigidas há o “espaço de
não fazer nada”. A meta final do Projeto Recreio é desenvolver a autonomia nos
alunos para que convivam sem atitudes violentas e/ou discriminatórias. Os
resultados, divulgados em artigos do projeto tem demonstrado que o horário de
intervalo funciona como um termômetro na escola e interfere diretamente no
processo de ensino e aprendizagem.
|
Respeitando a vez de brincar do amigo |
Artigo produzido:
"QUAL A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA
ESCOLA E A HORA DO “RECREIO?"
Disponível em:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário