quinta-feira, 6 de setembro de 2012

PROJETO RECREIO


O Projeto Recreio foi elaborado por sugestão da supervisora Lizandra e tem se mostrado uma experiência importante para o processo de socialização e aprendizagem dos alunos. Diversos problemas que ocorriam no horário de intervalo na escola Maria Irene Vicentini Theodoro, como brigas e atitudes discriminatórias foram analisados pelos alunos que, progressivamente, estabeleceram metas para mudanças. 


Olhando para as próprias atitudes. Projeção das filmagens para as crianças


No Projeto Recreio os alunos “se olham” por meio e filmagens realizadas durante o intervalo e indicam as mudanças que pretendem atingir como:  brincar mais coletivamente e  esperar a vez de cada um nas brincadeiras. 
Além das propostas dirigidas há o “espaço de não fazer nada”. A meta final do Projeto Recreio é desenvolver a autonomia nos alunos para que convivam sem atitudes violentas e/ou discriminatórias. Os resultados, divulgados em artigos do projeto tem demonstrado que o horário de intervalo funciona como um termômetro na escola e interfere diretamente no processo de ensino e aprendizagem.

Respeitando a vez de brincar do amigo

Artigo produzido:

"QUAL A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ESCOLA E A HORA DO “RECREIO?"

Disponível em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário