terça-feira, 29 de outubro de 2013

III ENCONTRO PIBID UEL

O III ENCONTRO PIBID UEL, foi realizado com muito sucesso e participação de todos os pibidianos ,supervisores e coordenadores do PIBID, cada curso apresentou seus projetos realizados na escola. Esse intercâmbio de conhecimento, possibilitou uma maior interação entre os bolsistas e professores , além de reflexões acerca de sua prática na educação.

Fotos das apresentações do PIBID de Pedagogia:






 PIBID de Pedagogia

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Premiação no evento Simpósio Por Extenso!


 A pibidiana Fernanda de Souza representou o PIBID de Pedagogia apresentando o banner do Jornal escolar e ganhou a premiação em 3º lugar!Parabéns à  Fernanda,Coordenadoras e a todas as Pibidianas que fazem a nossa história!

 Um pouco sobre a história do Jornal escolar.....
O projeto iniciou- se em setembro de 2012, a primeira ação foi à divulgação da proposta do jornal na escola, solicitando a participação dos alunos, pais, professores e comunidade escolar. Os alunos participaram ativamente da construção do jornal, sugerindo o nome, para que fosse escolhido de forma democrática, com votação e participação de todos. Após esse trabalho, a cada semana, foram realizadas atividades para estimular e ampliar os conhecimentos sobre o jornal. Trabalhamos com diversos tipos de jornais, que foram expostos no pátio, para que eles pudessem entender os vários modelos, pois alguns possuem temáticas de noticias globalizadas, outra somente notícia regional, também para perceberem sua composição, como são divididos, quais os cadernos que o compõem como: cultura, esportes, diversão entre outros. Foram ministradas pequenas aulas sobre gêneros textuais para subsidiar os alunos para que a escrita do jornal fosse feita com artigos de opinião, narrações, entrevistas, charges, linguagens cultas e populares, contemplando nome, série, título e assunto. Assim os alunos tiveram contato com a linguagem jornalística e se preocuparam com a boa escrita, já que escreviam para outras pessoas. Ao longo das visitas, recebemos diversas produções textuais de diferentes temas, dentre eles: cotidiano da escola, saúde, política, meio ambiente, esporte, cultura, música, piadas, desenhos, receitas, reportagens variadas e classificados.
Foram selecionadas as produções e construído o jornal. No dia do lançamento, os alunos estavam animados e ansiosos. Foi entregue um exemplar para cada, e um cd para as professoras contendo todas as reportagens e desenhos feito por eles, afim de que elas pudessem trabalhar com esse material, visando o enriquecimento de suas aulas e propondo reflexões sobre o que foi produzido.
Concluímos que o jornal na escola foi um elemento integrador, pois movimentou toda comunidade escolar, além de motivar o gosto pela leitura e escrita de uma maneira inovadora e criativa.


 "Participar do por extenso foi gratificante, pois além de apresentar o nosso projeto, tive contato com outros projetos que com suas ideias contribuem para mudar e melhorar a sociedade.

Também quero agradecer o premio de 3* lugar e dividir com todas as pibidianas(o) que contribuem para melhorar a educação, esse premio nos mostra que devemos investir em nossas crianças."  Fernanda de Souza

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Por Extenso

Nos dias 9 e 10 de outubro, a UEL promoveu o Simpósio “POR EXTENSO” que teve por objetivos: divulgar a produção extensionista universitária; refletir sobre os resultados das atividades de extensão, em sua natureza multiforme, na redução das vulnerabilidades e na promoção da inclusão social; intensificar a interação entre estudantes, recém-formados, professores e comunidades londrinenses.
    

 As Pibidianas estiveram presentes com os projetos: Jornal Escolar e Litemática.
 Cleuza Machado, Maria Nilse e Andreia Lugle(coordenadora) apresentaram  o seguinte projeto:

 "O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PIBID PEDAGOGIA: INTEGRANDO A LITERATURA E A TECNOLOGIA"

 O projeto “Litemática: resolver problemas não é problema” é um projeto interdisciplinar que possibilita uma conexão entre áreas do conhecimento. O foco principal é o trabalho com os conhecimentos matemáticos e a literatura, por meio de atividades de produção de texto, pesquisa, investigação, descobertas, desenho e informática.
Seu objetivo consiste em trabalhar com materiais manipuláveis que estimulem o raciocínio lógico, estratégico, interpretação de texto e a construção de histórias (em duplas está sendo confeccionado um livro virtual), promover a socialização, senso crítico e argumentativo, pensar elaborado e  concentração. A metodologia é  diversificada e interdisciplinar, onde trabalha com a resolução de problemas e a literatura por meio de jogos pedagógicos que estimulem o raciocínio lógico e estratégico e a construção de histórias.
 " As atividades desenvolvidas no projeto proporcionaram a nós pibidianos, uma experiência única nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo com a nossa formação acadêmica e auxiliando na construção de uma base teórica/prática necessária para o exercício da docência." (Pididianas)
     
        


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Reunião PIBID Pedagogia dia - 07-10-2013

A reunião foi iniciada com a organização do LAI.

As pibidianas foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável por limpar um armário .
 Todas colocaram a "mão na massa" e agora, partindo para segunda etapa da reunião, organizaremos as caixas temáticas para levarmos nas escolas de atuação. Em seguida serão levantadas algumas questões sobre os artigos que irão para o livro , e também sobre o Evento de Jacarezinho,com a prestação de contas e entrega de certificados;


Reunião com pibidianas e supervisoras 05-10-2013

Inicialmente,foram levantadas algumas considerações sobre o evento Educere,ocorrido no mês passado com a participação do Pibid de Pedagogia, em  seguida , a sala foi divida em grupos para formar as apresentações para o III Encontro PIBID UEL, que acontecerá no dia 26-10-2013. 
  As apresentações de slides serão montadas a partir dos impactos do PIBID na escola, para os alunos, para os bolsistas, e para os supervisores, o objetivo é relatar a vivência e as contribuições que o PIBID de Pedagogia vem trazendo para as escolas.
   As coordenadoras Andreia e Beatriz atenderam os grupos que irão apresentar no evento, e ao final da reunião foram discutidas algumas questões sobre o livro que estamos produzindo ,por meio de uma video conferência com a coordenadora Sandra Regina.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

De aluno para aluno : A hora do recreio!

Um dia interativo e divertido moveu o horário do intervalo na escola Odésio Franciscon, as pibidianas Gleicy, Thais, e Taís do projeto Recreio ,realizado neste colégio, implantaram aatividades cotidianas , transferindo a função de monitores do recreio aos alunos, visando possibilitar a continuação do projeto na escola, e buscando aumentar a organização gerada pela atitude dos próprios alunos . Uma caixa para organização e separação dos brinquedos utilizados no Recreio também foi disponibilizada. Aos monitores do dia, foram disponibilizados coletes e brinquedos. Os monitores tanto organizaram os brinquedos,quanto também participaram das brincadeiras,não poderiam ficar de fora dessa né?!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EDUCERE 2013

Com o tema “Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar”, o XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPD- Cátedra UNESCO e o II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, se inicia hoje, 23 de setembro até o dia 26 (quinta-feira).
As Pibidianas e supervisoras do PIBID de Pedagogia já estão se preparando para a apresentação dos projetos que ocorrem na escola Municipal San Izidro.

Diva Riciolina Machado¹, Gabriela Camacho Gomes¹, Lilian Verissimo¹, Natalia Camacho Gomes¹, Maria Fernanda Jucoski Duenha¹,
Rafaela Venzi Vialle¹, Thalita Pretti Dias¹, Thamiris Bettiol Tonholo¹, Quitéria Aparecida Batista¹, Patrícia Souza¹, Andreia Gotardo¹, Luciana Santos¹, Isabela Fernandes¹, Adriana Haruyoshi Biason², Beatriz Carmo Lima de Aguiar³, Andreia Maria Cavaminami Lugle³

¹Discente de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, 2Professora da Escola Municipal de Londrina,  ³ Docente do Departamento de Educação e Coordenadora do PIBID Pedagogia UEL 2011, Docente do Departamento de Educação e Coordenadora do PIBID Pedagogia 2009.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID está presente na Escola Municipal San Izidro desde agosto de 2012. Nessa escola são desenvolvidos quatro subprojetos: As lentes captam o que o coração sente: Rua Sergipe (envolve alunos do 4º ano); Outros olhares, outras histórias: os Kaingang e Guarani no contexto da colonização e da atua
lidade (envolve alunos do 5º ano); Projeto Recreio; Jornal na escola (estes dois últimos projetos envolvem todos os alunos em suas atividades, num total de 310 crianças). Os subprojetos têm como objetivo geral: “Incentivar a inserção dos estudantes de Pedagogia no contexto das escolas públicas desde o início da graduação, sob a orientação de docentes da licenciatura e de professores da escola”. Sendo que cada subprojeto tem seus objetivos específicos. A metodologia desenvolvida nos subprojetos é fundamentada em Hernandez (2009), através de projetos de trabalho, também apoiou-se nas leituras de Hannah Arendt (2000) e Paulo Freire (2000), formando o tripé teórico que sustenta os estudos e trabalhos desenvolvidos. Os bolsistas têm reuniões quinzenais para planejamento, intervenções semanais na escola e também há reuniões mensais com supervisores e coordenadores do programa para estudos teóricos e organização dos trabalhos. Cada subprojeto possui a sua própria metodologia. O Jornal na Escola conseguiu atingir seus objetivos, já que houve uma ampla participação dos alunos e interesse por parte deles em fazerem parte do Jornal. No projeto Outros olhares outras historias: os Kaingang e Guarani no contexto da colonização e da atualidade, da mesma forma que o Jornal na Escola, conseguiu seus objetivos, desenvolvendo nos alunos o interesse pela cultura indígena e fez com que eles aprendessem sobre ela por meio do próprio indígena. Com relação ao estudo da Rua Sergipe, os alunos demonstraram um grande interesse em conhecer e aprender sobre os patrimônios históricos localizados nessa rua, alcançando assim, os objetivos previstos. Durante o projeto “Recreio”, o respeito entre os alunos foi se concretizando sem a intervenção das bolsistas. As várias atividades para esses horários proporcionaram para essas crianças um poder de escolha sendo este o facilitador da construção da autonomia. O PIBID é um programa profícuo, que que constrói pontes entre a universidade e a escola básica, na busca de estabelecer novas possibilidades de trabalho e soluções às demandas encontradas. Participar do PIBID é deveras gratificante, seja pela oportunidade dos bolsistas em conhecer e enfrentar o chão escolar, seja pelos supervisores como co-formadores e autoformadores, pois ao discutirem as ações dos bolsistas rediscutem também a sua própria prática. E, também aos coordenadores que tem a oportunidade de conectar suas teorias às realidades encontradas. Todos saem ganhando com este programa, principalmente os alunos da escola básica que tem a possibilidade de ter contato com novos saberes.