A pibidiana Fernanda de Souza representou o PIBID de Pedagogia apresentando o banner do Jornal escolar e ganhou a premiação em 3º lugar!Parabéns à Fernanda,Coordenadoras e a todas as Pibidianas que fazem a nossa história!
Um pouco sobre a história do Jornal escolar.....
O projeto iniciou- se em setembro de
2012, a primeira ação foi à divulgação da proposta do jornal na escola,
solicitando a participação dos alunos, pais, professores e comunidade escolar.
Os alunos participaram ativamente da construção do jornal, sugerindo o nome,
para que fosse escolhido de forma democrática, com votação e participação de
todos. Após esse trabalho, a cada semana, foram realizadas atividades para
estimular e ampliar os conhecimentos sobre o jornal. Trabalhamos com diversos
tipos de jornais, que foram expostos no pátio, para que eles pudessem entender
os vários modelos, pois alguns possuem temáticas de noticias globalizadas,
outra somente notícia regional, também para perceberem sua composição, como são
divididos, quais os cadernos que o compõem como: cultura, esportes, diversão
entre outros. Foram ministradas pequenas aulas sobre gêneros textuais para
subsidiar os alunos para que a escrita do jornal fosse feita com artigos de
opinião, narrações, entrevistas, charges, linguagens cultas e populares,
contemplando nome, série, título e assunto. Assim os alunos tiveram contato com
a linguagem jornalística e se preocuparam com a boa escrita, já que escreviam
para outras pessoas. Ao longo das visitas, recebemos diversas produções
textuais de diferentes temas, dentre eles: cotidiano da escola, saúde,
política, meio ambiente, esporte, cultura, música, piadas, desenhos, receitas,
reportagens variadas e classificados.
Foram selecionadas as produções e
construído o jornal. No dia do lançamento, os alunos estavam animados e
ansiosos. Foi entregue um exemplar para cada, e um cd para as professoras
contendo todas as reportagens e desenhos feito por eles, afim de que elas
pudessem trabalhar com esse material, visando o enriquecimento de suas aulas e
propondo reflexões sobre o que foi produzido.
Concluímos que o jornal na escola foi
um elemento integrador, pois movimentou toda comunidade escolar, além de
motivar o gosto pela leitura e escrita de uma maneira inovadora e criativa.
"Participar do por extenso foi
gratificante, pois além de apresentar o nosso projeto, tive contato com outros
projetos que com suas ideias contribuem para mudar e melhorar a sociedade.
Também quero agradecer o premio de 3*
lugar e dividir com todas as pibidianas(o) que contribuem para melhorar a
educação, esse premio nos mostra que devemos investir em nossas crianças." Fernanda de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário