quinta-feira, 4 de outubro de 2012

AS LENTES CAPTAM O QUE O CORAÇÃO SENTE: RUA SERGIPE


Apresentando os próprios objetos. Set. 2012
No dia 22 de Setembro as Pibidianas Kenya Vieira e Vanessa Duarte trabalharam com os aluno do  1º ano da escola Corveta Camaquã com a temática Patrimônio Histórico. A metodologia utilizada baseou-se no conceito de aula oficina (Isabel Barca). Realizou-se uma roda na qual os  alunos apresentaram objetos pessoais que, para eles, eram objetos de memória pois  possuíam valor sentimental. Por meio do trabalho com tais objetos, as pibidianas foram aproximando as discussões para a temática Patrimônio Histórico  como um conjunto de bens que narram a história de determinado povo ou região.



Montagem dos quebra-cabeças em grupos. Set. 2012




Após esta exposição propomos a montagem de quebras cabeças, os quais possuiam a imagem dos Patrimônios Históricos da cidade de Londrina. Ao final todos os grupos socializaram a atividade apresentando um resumo de cada Patrimônio. Percebemos que a relação estabelecida entre o objeto pessoal, cujo valor sentimental é significativo para o aluno, e o Patrimônio Histórico, como um bem comum da cidade, foi um ato que favoreceu a aprendizagem e a compreensão do conceito explorado. Acreditamos que é de extrema importância que o docente tenha ciência de perceber aspectos da realidade do aluno a fim de mediar com o conteúdo a ser explorado, ampliando e favorecendo a construção do conhecimento significativo, como defende Ausubel em sua teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário