Apresentando os próprios objetos. Set. 2012 |
No dia 22 de Setembro
as Pibidianas Kenya Vieira e Vanessa Duarte trabalharam com os aluno do 1º ano da escola Corveta Camaquã com a
temática Patrimônio Histórico. A
metodologia utilizada baseou-se no conceito de aula oficina (Isabel Barca).
Realizou-se uma roda na qual os alunos apresentaram objetos
pessoais que, para eles, eram objetos de memória pois possuíam valor sentimental. Por meio do
trabalho com tais objetos, as pibidianas foram aproximando as discussões para a
temática Patrimônio Histórico como um
conjunto de bens que narram a história de determinado povo ou região.
Montagem dos quebra-cabeças em grupos. Set. 2012 |
Após esta exposição
propomos a montagem de quebras cabeças, os quais possuiam a imagem dos
Patrimônios Históricos da cidade de Londrina. Ao final todos os grupos
socializaram a atividade apresentando um resumo de cada Patrimônio. Percebemos
que a relação estabelecida entre o objeto pessoal, cujo valor sentimental é
significativo para o aluno, e o Patrimônio Histórico, como um bem comum da
cidade, foi um ato que favoreceu a aprendizagem e a compreensão do conceito
explorado. Acreditamos que é de extrema importância que o docente tenha ciência
de perceber aspectos da realidade do aluno a fim de mediar com o conteúdo
a ser explorado, ampliando e favorecendo a construção do conhecimento
significativo, como defende Ausubel em sua teoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário