segunda-feira, 29 de julho de 2013

1º Jornada de Humanidades


E....as Pibidianas não param! Andréa, Marília, Silvana e Thamiris representaram o projeto Calçadão na I Jornada de Humanidades do Colégio Estadual Benjamin Constant , realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2013, ofertando a oficina  :
“O calçadão de londrina como fonte histórica de conhecimento para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. “
A proposta foi trabalhar por meio de fotos antigas e atuais, pequenos filmes sobre a história de Londrina e reportagens escritas acerca do contexto histórico da construção do calçadão e suas reformas. Em seguida foi feito um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática calçadão, articulado às suas vivências relacionadas ao bairro onde moram e os caminhos que percorrem até a escola.
Após esta etapa, foram apresentados vídeos sobre a História da Antiga Londrina, e em seguida foi aberto um momento de reflexão e discussão a respeito do conteúdo exposto. Disponibilizou-se durante todo o processo algumas fotografias do calçadão ilustrando as mudanças ocorridas nesse espaço em diversas épocas explanando sobre a história do mesmo.
Para encerrar a oficina foi dado como atividade aos alunos, um criptograma a ser solucionado juntamente com as Pibidianas.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Evento UENP

No dia 05 de Julho, o Pibid de Pedagogia , esteve marcando sua presença no II Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Que foi realizado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
O objetivo do encontro foi promover um debate acerca das atividades do PIBID na UENP e seus impactos.
Os projetos apresentados pelo PIBID de Pedagogia , foram:
As Lentes Captam o que o coração sente: CALÇADÃO DE LONDRINA” por Andrea Fabiane.

"Outros olhares, outras histórias: Os Kaingang e Guarani no contexto da colonização e da atualidade" por Letícia Vidigal e Adriana Peinado.  

“Os impactos dos jogos pedagógicos e informática no ensino de Matemática e Literatura" por Cleuza Machado ,Maria Nilse e Andreia Lugle.

Fiquem de olho no blog! Em breve: Fotos da exposição dos pôsteres de cada projeto!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

" As lentes Captam o que o Coração Sente"

No dia 22/05/13, as atividades do PIBID na escola Municipal Melvin Jones, com o projeto As Lentes Captam o que o Coração Sente – Calçadão de Londrina girou em torno da compreensão dos alunos em relação ao conceito de Patrimônio histórico e o entendimento do Calçadão de Londrina como patrimônio histórico cultural da cidade. Foi realizada a leitura de dois textos “Como conceituar patrimônio?” De Claudia Adriana Rocha Teixeira, e outro texto intitulado “Calçadão e Patrimônio Histórico” de Leandro Magalhães. O conceito foi desenvolvido com duas atividades junto às crianças, a primeira, um caça-palavras relacionando as principais características que um Patrimônio Histórico deve possuir. A segunda atividade estava diretamente relacionada ao Calçadão de Londrina, onde os alunos deveriam construir uma História em Quadrinhos com o tema: “Minha história com o calçadão de Londrina”.



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Visita ao Calçadão

As Pibidianas Leonice, Marilia e Silvana e a supervisora Sirlei, estiveram com os alunos do 5º ano da escola Municipal Carlos Costa Branco em uma visita ao calçadão de Londrina nessa sexta feira dia 14 de junho.
"Iniciamos a visita pela Rua Tupi em direção a Rua Minas Gerais. Essa atividade denominada pesquisa de campo, é uma dentre  as variadas maneiras de validar as informações estudadas em sala de aula" Disse, a Pibidiana Silvana Guedes. Pois, conforme Oliveira, Antunes, Soares (2012), a saída de campo estimula a curiosidade do aluno e proporciona uma aprendizagem mais significativa. E Duarte confirma:
Uma pesquisa é sempre, de alguma forma, um relato de longa viagem empreendida por um sujeito cujo olhar vasculha lugares muitas vezes já visitados. Nada de absolutamente original, portanto, mas um modo diferente de olhar e pensar determinada realidade a partir de uma experiência e de uma apropriação do conhecimento que são, aí sim, bastante pessoais. Duarte (2002. P.140)

Essa foi a intencionalidade utilizada nessa metodologia, o calçadão da Av. Paraná é um lugar em que os alunos sempre passam, no entanto nessa atividade, os seus olhares estavam direcionados ao conhecimento desse lugar e sua história, que faz parte de seus cotidianos, portanto, de suas vidas.

domingo, 16 de junho de 2013


Na Quarta-feira dia 04/06, o PIBID esteve marcando presença no evento: Feira das profissões, que ocorreu no Ginásio de Esportes João Santana (CEFE). Quase 900 alunos do terceiro ano do ensino médio de 18 escolas públicas e privadas de Londrina e região participaram do evento.

As pibidianas: Tamiris, Leonice , Elizabeti , Ravena, Nilze ,Brunessa, Cleuza e Luana foram responsáveis para falar da docência no curso de pedagogia, relatando as experiências do PIBID. 

De acordo com a reitora da UEL, Nádina Moreno, a proposta da Feira das Profissões é dar uma dimensão do que cada curso oferece, além de mostrar as possibilidades de atuação profissional. (Agência Uel Notícias- Jornal de Notícias)














A feira foi realização da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), COPS e Coordenadoria de Comunicação (COM).

terça-feira, 9 de abril de 2013


















Nos dias 11,12 e 13 de abril, o PIBID/PEDAGOGIA estará presente no evento:
 “I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo Movimientos Sociales y Educación Popular. Apresentando o projeto Jornal escolar e Sociedades Indígenas,realizados nas escolas Melvin Jones e San Izidro , na cidade de Londrina/Pr .
 Os artigos dos projetos tem como tema: “A importância do jornal escolar como um instrumento motivador da leitura e da escrita”, projeto e artigo desenvolvido pelas alunas Andressa Coutinho e Rosiclea Rodrigues e “Identidade Indígena: A valorização da diversidade humana”, projeto e artigo desenvolvido pelas alunas Gabriela Camacho Gomes e Natália Camacho Gomes. Com orientação e supervisão da Prof Sandra Regina Ferreira de Oliveira.



 
Resumo dos artigos que serão apresentados:
A IMPORTÂNCIA DO JORNAL ESCOLAR COMO UM INSTRUMENTO MOTIVADOR DA LEITURA E DA ESCRITA.                    
                                     Andressa Coutinho
                               Rosiclea Rodrigues
                                   
O presente artigo socializa os resultados do Projeto Jornal na Escola desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. O PIBID conta com financiamento da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O subprojeto Jornal na Escola teve  como principal objetivo criar um instrumento que estimulasse a  leitura e a escrita nos  alunos por meio  de ações que possibilitassem  a criatividade e participação de todos. Uma vez que o jornal possibilitou aos educandos compartilharem os acontecimentos do seu contexto sócio histórico através das reportagens, alcançamos nossos objetivos.  As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Anos Iniciais (LAI) e na Escola Municipal Melvin Jones, no município de Londrina, envolvendo os funcionários e a comunidade escolar. Nosso trabalho fundamentou-se nas concepções dos seguintes autores: Paulo Freire, Celéstin Freinet, Hannah Arendt e Fernando Hernández, dentre outros. Recebemos 56 reportagens sobre diversos temas, dentre eles: meio ambiente, saúde, educação e artes. Desse modo, percebemos a participação ativa da comunidade escolar e concluímos que é possível usar de diversos recursos para motivar a leitura e a escrita, a fim de contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Palavras Chave- Jornal na escola; formação de professores, PlBID, Leitura e escrita.  

IDENTIDADE INDÍGENA: A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE HUMANA.
                                                                                 Gabriela Camacho Gomes           
                                                                                 Natália Camacho Gomes

Este artigo é resultado do trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID – Pedagogia, na Universidade Estadual de Londrina, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O tema com o qual trabalhamos foi “Outros Olhares, Outras Histórias: os Kaingang e os Guarani no contexto da colonização e da atualidade”. Apresentamos o estudo de alguns documentos como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Índio e os resultados do intercâmbio cultural entre os alunos índios e não índios. O objetivo foi colocar as crianças em contato para que vivenciassem o estar com o outro, construindo diferentes possibilidades para troca e valorização da cultura de ambos. Considerando o trabalho no projeto, o artigo em questão possui a finalidade de apresentar o modo pelo qual ocorreu o reconhecimento de si e do outro. A análise tem por referencial teórico autores como Gersem dos Santos Luciano (2006), Ana Valéria Araújo (2006), Alfredo Veiga-Neto (2003) e Paulo Freire (1996). O artigo foi dividido em duas partes: a primeira apresentará a construção histórica do processo de valorização da identidade indígena. Já a segunda, procura analisar as contribuições dos estudos e experiências junto aos alunos índios e não índios.

Reunião com os bolsistas e supervisores do PIBID – data: 06/04/2013

Inicialmente, os bolsistas dividiram-se em grupos com os supervisores responsáveis por cada escola de atuação do PIBID/PEDAGOGIA. Foram apresentadas as propostas e o planejamento de cada projeto.
 Após a apresentação, os grupos realizaram um estudo teórico dos livros e textos que estão sendo trabalhados: “Pedagogia da autonomia” Paulo Freire, “A crise na educação” Hannah Arendt e “A organização do currículo por projetos de trabalho” Fernando Hernandez Montserrat.
Ao término da leitura, os grupos levantaram ideias à respeito dos textos estudados, compartilharam as experiências adquiridas na escola e fizeram uma reflexão sobre o cotidiano e a realidade escolar.