quarta-feira, 7 de agosto de 2013

I Seminário de Ensino de História nas redes de formação ...Impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro

As bolsistas Thamiris Bettiol e Silvana Muniz Guedes participaram do I Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação - FE UFRJ (Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro) nos dias 4 a 6 de Julho.
O objetivo do evento foi tratar de questões que envolvem a formação do professor da educação básica, promovendo debates que envolvem diferentes instâncias políticas e acadêmicas no Brasil evidenciando as disputas entre sentidos possíveis de docência, conhecimento, ensino-aprendizagem mobilizados em diversos contextos formativos.
O Seminário de Ensino de História nas redes de formação: impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro foi concebido com o intuito de participar dessas discussões a partir das experiências de formação do professor de História que vêm sendo acumuladas na UFRJ em meio às atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas ao longo da trajetória do Curso de Graduação em História desta instituição. Isso significa entendermos que cada um desses contextos de formação não se definem per si, e sim nas relações que estabelecem entre si e com as escolas públicas do Rio de Janeiro.
Foram apresentadas as pesquisas das bolsistas realizadas no PIBID Pedagogia da UEL no intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos nesse programa.
Trabalhos apresentados:
-  AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
- RESINIFICANDO AS DATAS COMEMORATIVAS NA ESCOLA: ENTRE A TRADIÇÃO CURRICULAR E A NECESSIDADE DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.



sábado, 3 de agosto de 2013

Esperando pelo Super-Homem (documentário sobre a educação pública nos EUA)

Sinopse: O documentarista Davis Guggenheim nos lembra que as “estatísticas” educacionais têm nomes: Anthony, Francisco, Bianca, Daisy e Emily, cujas as histórias são a base de “Esperando o Super-homem”. Enquanto acompanha um grupo de crianças promissoras por um sistema que inibe, ao invés de estimular, o desenvolvimento acadêmico, Guggenheim realiza uma análise exaustiva da educação pública. “Esperando o Super-homem” tem este nome devido a uma entrevista com o notável Geoffrey Canada, fundador da Harlem Children Zone. A Harlem Children Zone utilizou uma estratégia ampla, incluindo um Baby College pré-natal, programas de assistência social e períodos mais longos nas suas escolas com o objetivo de criar uma nova estrada para o futuro para um dos bairros mais sombrios de Nova York. “Esperando o Super-homem” acompanha cinco crianças e os seus pais que desejam obter uma educação pública decente, mas que acabam tendo que entrar em uma loteria em formato de bingo para obterem uma boa escola charter, porque as escolas próximas às suas casas são fracassos estrondosos. O destino do país não será decidido em um campo de batalha, ele será determinado em uma sala de aula.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR ->  http://vimeo.com/67325868
Pibidianas a caminho!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

1º Jornada de Humanidades


E....as Pibidianas não param! Andréa, Marília, Silvana e Thamiris representaram o projeto Calçadão na I Jornada de Humanidades do Colégio Estadual Benjamin Constant , realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2013, ofertando a oficina  :
“O calçadão de londrina como fonte histórica de conhecimento para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. “
A proposta foi trabalhar por meio de fotos antigas e atuais, pequenos filmes sobre a história de Londrina e reportagens escritas acerca do contexto histórico da construção do calçadão e suas reformas. Em seguida foi feito um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática calçadão, articulado às suas vivências relacionadas ao bairro onde moram e os caminhos que percorrem até a escola.
Após esta etapa, foram apresentados vídeos sobre a História da Antiga Londrina, e em seguida foi aberto um momento de reflexão e discussão a respeito do conteúdo exposto. Disponibilizou-se durante todo o processo algumas fotografias do calçadão ilustrando as mudanças ocorridas nesse espaço em diversas épocas explanando sobre a história do mesmo.
Para encerrar a oficina foi dado como atividade aos alunos, um criptograma a ser solucionado juntamente com as Pibidianas.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Evento UENP

No dia 05 de Julho, o Pibid de Pedagogia , esteve marcando sua presença no II Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Que foi realizado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
O objetivo do encontro foi promover um debate acerca das atividades do PIBID na UENP e seus impactos.
Os projetos apresentados pelo PIBID de Pedagogia , foram:
As Lentes Captam o que o coração sente: CALÇADÃO DE LONDRINA” por Andrea Fabiane.

"Outros olhares, outras histórias: Os Kaingang e Guarani no contexto da colonização e da atualidade" por Letícia Vidigal e Adriana Peinado.  

“Os impactos dos jogos pedagógicos e informática no ensino de Matemática e Literatura" por Cleuza Machado ,Maria Nilse e Andreia Lugle.

Fiquem de olho no blog! Em breve: Fotos da exposição dos pôsteres de cada projeto!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

" As lentes Captam o que o Coração Sente"

No dia 22/05/13, as atividades do PIBID na escola Municipal Melvin Jones, com o projeto As Lentes Captam o que o Coração Sente – Calçadão de Londrina girou em torno da compreensão dos alunos em relação ao conceito de Patrimônio histórico e o entendimento do Calçadão de Londrina como patrimônio histórico cultural da cidade. Foi realizada a leitura de dois textos “Como conceituar patrimônio?” De Claudia Adriana Rocha Teixeira, e outro texto intitulado “Calçadão e Patrimônio Histórico” de Leandro Magalhães. O conceito foi desenvolvido com duas atividades junto às crianças, a primeira, um caça-palavras relacionando as principais características que um Patrimônio Histórico deve possuir. A segunda atividade estava diretamente relacionada ao Calçadão de Londrina, onde os alunos deveriam construir uma História em Quadrinhos com o tema: “Minha história com o calçadão de Londrina”.



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Visita ao Calçadão

As Pibidianas Leonice, Marilia e Silvana e a supervisora Sirlei, estiveram com os alunos do 5º ano da escola Municipal Carlos Costa Branco em uma visita ao calçadão de Londrina nessa sexta feira dia 14 de junho.
"Iniciamos a visita pela Rua Tupi em direção a Rua Minas Gerais. Essa atividade denominada pesquisa de campo, é uma dentre  as variadas maneiras de validar as informações estudadas em sala de aula" Disse, a Pibidiana Silvana Guedes. Pois, conforme Oliveira, Antunes, Soares (2012), a saída de campo estimula a curiosidade do aluno e proporciona uma aprendizagem mais significativa. E Duarte confirma:
Uma pesquisa é sempre, de alguma forma, um relato de longa viagem empreendida por um sujeito cujo olhar vasculha lugares muitas vezes já visitados. Nada de absolutamente original, portanto, mas um modo diferente de olhar e pensar determinada realidade a partir de uma experiência e de uma apropriação do conhecimento que são, aí sim, bastante pessoais. Duarte (2002. P.140)

Essa foi a intencionalidade utilizada nessa metodologia, o calçadão da Av. Paraná é um lugar em que os alunos sempre passam, no entanto nessa atividade, os seus olhares estavam direcionados ao conhecimento desse lugar e sua história, que faz parte de seus cotidianos, portanto, de suas vidas.