segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Boas novas do Projeto Recreio dirigido na escola Maria Irene Vicentini Theodoro!


O projeto retornou as suas atividades regulares na escola nessa sexta-feira dia 14/09/12. As acadêmicas bolsistas do PIBID Diva, Lilian, Quitéria e Thamiris foram muito bem recebidas pela diretora, coordenadora, equipe de professores e principalmente pelos alunos. Foram desenvolvidas as atividades recreativas boliche, corda, brincadeiras de roda, jogos de painéis, jogo da memória, basquete, quebra-cabeça. Os alunos participaram das atividades tendo a intervenção quando necessário para que desenvolvessem o senso de cuidar de si mesmo e do outro, bem como a socialização e o respeito mútuo. Alguns encaminhamentos foram tomados quanto à elaboração de novos materiais e brinquedos para o horário de intervalo e a mudança de dia, na qual estarão desenvolvendo as atividades nas quartas-feiras e não mais ás sextas.
Brincando do jogo da memória

Diversão e Aprendizado
Socialização com os amigos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 01 de Setembro

O primeiro encontro com os alunos e supervisoras aprovados no processo de seleção realizou-se no dia 01 de Setembro, na sala 692 do CECA. O encontro se iniciou com a apresentação entre alunos e supervisores, e no decorrer da manhã foram apresentados pelos alunos o planejamento e o cronograma de cada subprojeto.


Dia 31/08 aconteceu no Museu de Artes de Londrina o lançamento do livro “Rua Sergipe”, de autoria de Leandro Henrique Magalhães, professor doutor do Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL. O evento teve a presença de Sandra Regina Ferreira de Oliveira, professora doutora do Departamento de Educação da UEL e Coordenadora do PIBID Pedagogia da UEL, e de Silvana Muniz Guedes graduanda do 3º ano de Pedagogia da UEL e bolsista do PIBID Pedagogia.

Sandra R. F. de Oliveira; Leandro Henrique Magalhães e Silvana M. Guedes

Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 27 de Agosto

O terceiro encontro com os alunos aprovados no processo de seleção realizou-se no dia 27 de Agosto, no LAI – Laboratório dos Anos Iniciais, sala 640 – CECA.
Os trabalhos foram pautados em cima do mês de setembro, sendo efetuado o planejamento das atividades para o determinado mês.




No encontro recebemos a visita da aluna Jéssily Flávia de Siqueira, graduanda do curso Tecnologia e Manutenção Industrial, da UTFPR de Itambaracá-Pr. Para ela as ideias do PIBID são muito interessantes, e apesar de não se identificar muito com a área de humanas gostou das atividades que o PIBID realiza. E nas palavras dela “vocês sabem muito”.


Viagem Ponta Grossa

No dia 24 de agosto as bolsistas do PIBID, Silvana Muniz Guedes, Quitéria Aparecida Batista, Angélica Maria de Matos e Diva Riciolina Machado participaram do “I Seminário Estadual Pibid do Paraná: impactos na educação básica”, realizado nos dias 24 e 25 de agosto na Universidade Estadual de Ponta Grossa.




As Pibidianas apresentaram os resultados dos Projetos “As lentes captam o que o coração sente – Rua Sergipe” e Projeto Recreio.
Na avaliação das alunas  a participação neste  evento foi  importante porque  proporcionou  diversas articulações com os Projetos desenvolvidos no PIBID em  outras Universidades do Paraná.


.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 20 de agosto

O segundo encontro com os alunos aprovados no processo de seleção realizou-se no dia 20 de Agosto, no LAI – Laboratório dos Anos Iniciais, sala 640 – CECA.
O objetivo do encontro foi trabalhar em subgrupos para planejar as ações que serão realizadas nas escolas até o mês de dezembro, dando um maior enfoque para o mês de setembro.



Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 13 de Agosto

Encontro dos Pibidianos da Pedagogia – dia 13 de Agosto. O primeiro encontro com os alunos aprovados no processo de seleção realizou-se no dia 13 de Agosto, no LAI – Laboratório dos Anos Iniciais, sala 640 – CECA.
Foram definidos os autores a serem estudados para os projetos do segundo semestre de 2012: Fernando Hernández, Montserrat Ventura, Paulo Freire e Hannah ArendtEstes autores aliam-se aos já trabalhados no primeiro semestre: Néstor García Canclini, Ernesta Zamboni, Isabel Barca, Hilary Cooper, Jorn Rüsen.




Fernando Hernández


Hannah Arendt



Paulo Freire




Prossegue o Projeto “As lentes captam o que o coração sente” (com dois subprojetos: Rua Sergipe e Calçadão) e o  Projeto Recreio.
Novos projetos iniciam-se: Projeto “Outros olhares, outras histórias: os Kaingang e Guarani no contexto da colonização de Londrina e da atualidade”; Projeto LITMAT, sobre jogos matemáticos e o Projeto Jornal da Escola.







Referências


HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat.  A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998. 


ARENDT, Hannah. Crise na educação. In:______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000. p.21-53. Disponível em: 
http://www.portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/arendt_crise_na_educacao.pdf


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em:
http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf