As bolsistas Thamiris Bettiol e Silvana Muniz Guedes participaram do I Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação - FE UFRJ (Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro) nos dias 4 a 6 de Julho.
O objetivo do evento foi tratar de questões que envolvem a formação do professor da educação básica, promovendo debates que envolvem diferentes instâncias políticas e acadêmicas no Brasil evidenciando as disputas entre sentidos possíveis de docência, conhecimento, ensino-aprendizagem mobilizados em diversos contextos formativos.
O Seminário de Ensino de História nas redes de formação: impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro foi concebido com o intuito de participar dessas discussões a partir das experiências de formação do professor de História que vêm sendo acumuladas na UFRJ em meio às atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas ao longo da trajetória do Curso de Graduação em História desta instituição. Isso significa entendermos que cada um desses contextos de formação não se definem per si, e sim nas relações que estabelecem entre si e com as escolas públicas do Rio de Janeiro.O objetivo do evento foi tratar de questões que envolvem a formação do professor da educação básica, promovendo debates que envolvem diferentes instâncias políticas e acadêmicas no Brasil evidenciando as disputas entre sentidos possíveis de docência, conhecimento, ensino-aprendizagem mobilizados em diversos contextos formativos.
Foram apresentadas as pesquisas das bolsistas realizadas no PIBID Pedagogia da UEL no intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos nesse programa.
Trabalhos apresentados:
- AS TRANSFORMAÇÕES NO CALÇADÃO DE LONDRINA: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
- RESINIFICANDO AS DATAS COMEMORATIVAS NA ESCOLA: ENTRE A TRADIÇÃO CURRICULAR E A NECESSIDADE DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.