segunda-feira, 29 de julho de 2013

1º Jornada de Humanidades


E....as Pibidianas não param! Andréa, Marília, Silvana e Thamiris representaram o projeto Calçadão na I Jornada de Humanidades do Colégio Estadual Benjamin Constant , realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2013, ofertando a oficina  :
“O calçadão de londrina como fonte histórica de conhecimento para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. “
A proposta foi trabalhar por meio de fotos antigas e atuais, pequenos filmes sobre a história de Londrina e reportagens escritas acerca do contexto histórico da construção do calçadão e suas reformas. Em seguida foi feito um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática calçadão, articulado às suas vivências relacionadas ao bairro onde moram e os caminhos que percorrem até a escola.
Após esta etapa, foram apresentados vídeos sobre a História da Antiga Londrina, e em seguida foi aberto um momento de reflexão e discussão a respeito do conteúdo exposto. Disponibilizou-se durante todo o processo algumas fotografias do calçadão ilustrando as mudanças ocorridas nesse espaço em diversas épocas explanando sobre a história do mesmo.
Para encerrar a oficina foi dado como atividade aos alunos, um criptograma a ser solucionado juntamente com as Pibidianas.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Evento UENP

No dia 05 de Julho, o Pibid de Pedagogia , esteve marcando sua presença no II Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Que foi realizado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
O objetivo do encontro foi promover um debate acerca das atividades do PIBID na UENP e seus impactos.
Os projetos apresentados pelo PIBID de Pedagogia , foram:
As Lentes Captam o que o coração sente: CALÇADÃO DE LONDRINA” por Andrea Fabiane.

"Outros olhares, outras histórias: Os Kaingang e Guarani no contexto da colonização e da atualidade" por Letícia Vidigal e Adriana Peinado.  

“Os impactos dos jogos pedagógicos e informática no ensino de Matemática e Literatura" por Cleuza Machado ,Maria Nilse e Andreia Lugle.

Fiquem de olho no blog! Em breve: Fotos da exposição dos pôsteres de cada projeto!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

" As lentes Captam o que o Coração Sente"

No dia 22/05/13, as atividades do PIBID na escola Municipal Melvin Jones, com o projeto As Lentes Captam o que o Coração Sente – Calçadão de Londrina girou em torno da compreensão dos alunos em relação ao conceito de Patrimônio histórico e o entendimento do Calçadão de Londrina como patrimônio histórico cultural da cidade. Foi realizada a leitura de dois textos “Como conceituar patrimônio?” De Claudia Adriana Rocha Teixeira, e outro texto intitulado “Calçadão e Patrimônio Histórico” de Leandro Magalhães. O conceito foi desenvolvido com duas atividades junto às crianças, a primeira, um caça-palavras relacionando as principais características que um Patrimônio Histórico deve possuir. A segunda atividade estava diretamente relacionada ao Calçadão de Londrina, onde os alunos deveriam construir uma História em Quadrinhos com o tema: “Minha história com o calçadão de Londrina”.



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Visita ao Calçadão

As Pibidianas Leonice, Marilia e Silvana e a supervisora Sirlei, estiveram com os alunos do 5º ano da escola Municipal Carlos Costa Branco em uma visita ao calçadão de Londrina nessa sexta feira dia 14 de junho.
"Iniciamos a visita pela Rua Tupi em direção a Rua Minas Gerais. Essa atividade denominada pesquisa de campo, é uma dentre  as variadas maneiras de validar as informações estudadas em sala de aula" Disse, a Pibidiana Silvana Guedes. Pois, conforme Oliveira, Antunes, Soares (2012), a saída de campo estimula a curiosidade do aluno e proporciona uma aprendizagem mais significativa. E Duarte confirma:
Uma pesquisa é sempre, de alguma forma, um relato de longa viagem empreendida por um sujeito cujo olhar vasculha lugares muitas vezes já visitados. Nada de absolutamente original, portanto, mas um modo diferente de olhar e pensar determinada realidade a partir de uma experiência e de uma apropriação do conhecimento que são, aí sim, bastante pessoais. Duarte (2002. P.140)

Essa foi a intencionalidade utilizada nessa metodologia, o calçadão da Av. Paraná é um lugar em que os alunos sempre passam, no entanto nessa atividade, os seus olhares estavam direcionados ao conhecimento desse lugar e sua história, que faz parte de seus cotidianos, portanto, de suas vidas.